PESQUISAR ESTE BLOG

Festejos do Bicentenário da Independência do Brasil


Em comemoração ao Bicentenário da Independência do Brasil, o Museu do Ipiranga, símbolo desta data e que dispõe de amplo patrimônio cultural e histórico do nosso país, reabrirá para visitação nos dias 06 e 07 de setembro para convidados e, a partir do dia 08 de setembro de 2022, para o público em geral.

O Museu está fechado desde 2013 para uma grande reforma e restauração no edifício. A retomada de suas atividades amplia a possibilidade de estudos do meio, que propicia conexão entre ciência, cultura, sociedade e história, uma vez que o Museu tem como papel informar e educar através de exposições permanentes, atividades recreativas, multimídias, teatro, vídeo e laboratórios.

MUSEU DO IPIRANGA

O Museu do Ipiranga, localizado na Cidade de São Paulo, fica no Parque da Independência, inaugurado em 1895 como Museu de História Natural e Monumento.

Em 1922, foram criados novos acervos e a decoração interna do espaço foi refeita com pinturas e esculturas apresentando a história do Brasil.

O nome oficial do Museu do Ipiranga é Museu Paulista da Universidade de São Paulo e está vinculado à Universidade de São Paulo - USP, desde 1963.

O Museu tem um acervo repleto de peças raras que ajudam a mostrar como era o nosso país na época da Independência, trazendo registros da história de São Paulo e contando a história do Brasil. São mais de 400.000 mil unidades, entre objetos, iconografia e documentação textual do século 17 até meados do século 20.

Tem como destaque o lindo Parque da Independência, inaugurado em 1909, 14 anos após a inauguração do Museu do Ipiranga

O site oficial do Museu apresenta registros históricos em uma detalhada linha do tempo, em https://bit.ly/3wqWxk4.

Para educadores, disponibiliza materiais com propostas que podem ser adaptadas para diferentes espaços educativos, sendo eles: fichas temáticas, roteiros de visitas e a exposição “Imagens Recriam a História”, com atividades para serem desenvolvidas antes, durante e depois da visita, e sugestões para download, articulando temas da exposição às propostas elaboradas por faixa etária.

Para saber, mais acesse: https://museudoipiranga.org.br.

Nenhum comentário: