PESQUISAR ESTE BLOG

Biografia (John Lennon)

Com o objetivo de diversificar estratégias para abordar o gênero em estudo do trimestre (biografia), os 1ºs anos do ciclo II, participaram de uma sequência de atividades bem criativas.

Tudo teve início com  cartazes espalhados pela escola contendo a foto do John Lennon e
perguntas como “Você me conhece?”; “Você sabe o que eu fiz?”; “Sou brasileiro?”; “Quem sou eu?”; “Qual é a minha significância histórica?”.
Imaginem como as crianças já ficaram curiosas? Inclusive gerou curiosidade em alunos de outras turmas...

    


Um dia após a exposição do cartaz, em sala, foi proposto um momento para falar sobre os cartazes, as indagações propostas e, se alguém conseguiu “descobrir” quem é o homem da foto.

Após ouvirmos, o que agora é conhecimento prévio dos alunos, informamos que seria uma atividade diferenciada sobre o artista e que seria interessante que eles lessem, se informassem, conhecessem um pouco mais sobre o artista.


Na biblioteca da escola, reunimos todas as turmas do 1º ano do ciclo II (por período) para trocar os conhecimentos que cada um construiu acerca do John Lennon.






Utilizamos o livro “Primeira página da Folha” e mostramos a notícia da morte do John Lennon teve tal destaque em dezembro de 1980 e fizemos a leitura em voz alta da notícia.








Ainda na biblioteca, o oficial Daniel tocou no violão as músicas “Imagine”, “Happy Xmas”. Foi emocionante! Depois assistimos o clipe da música inicialmente tocada pelo Daniel. Após o vídeo, perguntamos: “O que sentiram ao ouvir a música”? “O que sentiram ao ler a tradução”?

Mostramos algumas fotos do John Lennon e questionamos o que conseguimos “ler” nas imagens. Como eram as roupas?; Os cabelos?, etc.

Em sala, fizemos a leitura da análise das informações da biografia do John Lennon. “O que já sabíamos?”; “O que o texto apresenta como novo para nós?”; “O que vocês já sabem que julgam que deveria compor tal texto?”, etc.


Como avaliação, os alunos avaliaram a atividade através dos itens da Assembleia “Eu critico”; “Eu felicito”; “Eu sugiro”.












Um comentário:

ADRIANA disse...

Achei muito interessante trabalho.Meu filho e do 1º ano do ciclo I , porém demonstrou bastante interesse em descobrir as personalidades dos cartazes .
Parabéns!

VISITANTES

ARQUIVOS